PmatE/UA


Morada: 
Projecto Matemática Ensino, Universidade de Aveiro, Zona Técnica
3810-193 Aveiro
Portugal
Javascript is required to view this map.
Telefone: 
234372548

O Projecto Matemática Ensino – PmatE (http://pmate.ua.pt) – da Universidade de Aveiro, é um projeto de Investigação e Desenvolvimento, que surgiu em 1989, com a preocupação de desenvolver ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber. A comemorar 23 anos, mantém como missão a aplicação de tecnologias e o desenvolvimento de conteúdos e eventos ao serviço da promoção do sucesso escolar e da cultura científica. Os seus eixos de intervenção centram-se na comunicação e divulgação de ciência, na intervenção escolar e na cooperação.

O facto de ter nascido no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro deu-lhe o nome e o seu objetivo inicial - aumentar o gosto e o sucesso em Matemática. Do impacto inicialmente local passou, com o envolvimento crescente de Escolas, ao todo nacional, internacionalizando-se através de projetos de cooperação com países de língua oficial portuguesa.

As parcerias consolidaram-se através da adesão de muitas entidades externas que permitiram alargar objetivos e âmbitos de intervenção e conduziram até a novas formas de popularização da ciência, permitindo ao PmatE acompanhar ao longo dos anos a evolução tecnológica que se tem vindo a desenvolver.

Tirando partido dessa evolução, o PmatE adaptou, desde logo, os conteúdos tradicionalmente veiculados em CD e DVD, para formato digital (Internet, quadros interativos, tablets e telemóveis), numa filosofia que visa contemplar a certificação didática e científica, a adaptação pedagógica, a redução de custos, a reutilização, a equidade na sua disseminação e critérios de usabilidade e acessibilidade. Da matemática estendeu-se a novas áreas de saber como a língua portuguesa, a biologia, a geologia, o inglês, a física, e mais recentemente, à literacia financeira e à química, transformando-se assim num ousado e criativo projeto interdisciplinar.

O seu cerne é a produção de objetos de aprendizagem, Modelos Geradores de Questões e Conteúdos Digitais Multimédia, disponibilizados numa plataforma de Ensino Assistido por computador, atualmente disponível apenas na Internet, abrangendo os vários graus de ensino, do Básico ao Superior.

Ao longo dos anos, a sua área de intervenção tem-se vindo a diversificar, numa procura incessante de desenvolver soluções inovadoras para o sistema de ensino patentes quer na plataforma de ensino assistido por computador, bem como em inúmeros projetos na área da educação.

A sua filosofia única no país, e quiçá no mundo, tornou-o num projeto singular cuja longevidade atesta a sua relevância no panorama da educação em Portugal. Importa referir ainda que, em 2009, o eBook STELLA, "Science Education in European Schools – Selected Practices from the STELLA Catalogue" selecionou o PmatE como um exemplo de boas práticas a nível europeu. E em 2011, foi considerado pelo STENCIL – Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning, um “projeto de vanguarda” na rubrica Novas Abordagens Pedagógicas – Inovação em Ensino/Aprendizagem.

Eixo de Atuação I - Comunicação e Divulgação de Ciência
Numa altura em que uma das principais preocupações da sociedade é o combate aos maus resultados escolares e ao abandono precoce do sistema de ensino, torna-se pertinente o debate em torno de novas práticas e metodologias, de forma a motivar os alunos para as disciplinas lecionadas nos vários graus de ensino, desde o 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. É neste contexto que o PmatE promove todos os anos várias iniciativas que pretendem envolver o número máximo de escolas, professores e alunos de todo o País.

Procurando romper as fronteiras de cada uma das disciplinas com o objetivo de contribuir para um conhecimento globalizante, onde os saberes interagem, o PmatE promove anualmente várias iniciativas dedicadas às escolas, como as já conhecidas Competições Nacionais de Ciência a realizar nos dias 22, 23 e 24 de abril, na Universidade de Aveiro. Os testes diagnósticos de matemática, língua portuguesa, físico-química e geologia para alunos que frequentam os 5.º, 7.º e 10.º anos. Dois encontros de professores, o Encontro AFI dedicado à aprendizagem formal e informal, que decorrerá em Amarante, nos dias 10, 11 e 12 de julho, e a IV Conferência Internacional de Educação Financeira, que terá lugar em Viseu. Tem também um projeto dedicado à Educação Financeira que se materializou numa exposição itinerante que está atualmente a percorrer o País, e que já contou com a visita de cerca de 30 mil pessoas; e irá também promover este ano letivo, pela segunda vez, uma feira internacional de conteúdos e tecnologias para a educação, que terá lugar em Maputo.

Eixo de Atuação II - Projetos de Intervenção Escolar
Ao nível da intervenção escolar são vários os projetos que o PmatE tem no terreno. O F5 – Programa de Formação Contínua de Professores, que tem como princípio básico a utilização das novas tecnologias ao serviço do ensino e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. O PETIz – Projeto Escola a Tempo Inteiro, que no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (Inglês, Música, Atividade Física e Desportiva, arTICiência, TIC, Expressão Plástica e Dramática) pretende proporcionar aos alunos novas oportunidades de aprendizagem em ambiente não formal e informal, privilegiando a interdisciplinaridade, a multiculturalidade e a ligação à comunidade. O projeto Educar pelo Dinheiro, que visa sensibilizar a população escolar para a importância de questões ligadas à Literacia Financeira, bem como o desenvolvimento de conhecimentos e competências relativos à gestão do dinheiro. De destacar ainda a PEA, uma solução inovadora de Gestão Escolar e de Gestão de Conteúdos, concebida para agilizar processos, aumentar a eficiência dos serviços e servir de suporte às atividades escolares, pedagógicas e administrativas, dentro e fora da sala de aula.

Eixo de Atuação III - Projetos de Cooperação
Ao nível da cooperação são vários os projetos que o PmatE tem no terreno, com destaque para o Pensas – Plataforma de Ensino Assistido em Moçambique, que tem como principal linha orientadora o apoio ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da Matemática e do Português em Moçambique, com o objetivo de descentralizar o acesso à Internet, lutar contra a infoexclusão e promover o ensino através das novas tecnologias. O FORLíngu@MOZ que tem como objetivo principal formar professores em língua portuguesa, literaturas de expressão portuguesa e contabilidade, com forte apetência para o uso continuado das TIC no processo de ensino e aprendizagem. O OUTclass que pretende afirmar uma forma de cooperar, que permita o desenvolvimento sustentado e o envolvimento da sociedade em projetos de Educação, que qualifiquem alunos e professores a nível tecnológico, estimulando-os a partilhar novas formas de aprendizagens mais dinâmicas e interativas. A Formação em Ação que tem como principal objetivo permitir que professores moçambicanos e portugueses possam trocar experiências ao nível das metodologias de aprendizagem e dos conteúdos lecionados nas disciplinas de Português e Matemática. Ou a Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias.

Agenda - PmatE/UA

Abril 2025

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
30
31
1
2
3
4
5
 
 
 
 
 
 
 
6
7
8
9
10
11
12
 
 
 
 
 
 
 
13
14
15
16
17
18
19
 
 
 
 
 
 
 
20
21
22
23
24
25
26
 
 
 
 
 
 
 
27
28
29
30
1
2
3